quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cotas raciais e direitos humanos


Nossa aluna escreveu um belo texto e concorreu no Projeto reporter na escola, realizado ao longo do ano pelo jornal A platéia de Santana do Livramento  e o mesmo foi selecionado.
Parabéns a  equipe do jornal, pela iniciativa que estimula a escrita dos alunos na cidade.
Agora é torcer e votar pela seleção do melhor texto escrito ao longo do ano, pois o aluno vencedor receberá um prêmio.

Para votar ingresse no site do jornal a platéia:  http://www.jornalaplateia.com/

Aqui o belo texto:

Cotas raciais e direitos humanos
O sistema de cotas raciais para índios e negros reserva vagas em universidades públicas e tem por objetivo o bem comum para uma sociedade livre de preconceitos. Esse sistema, recentemente institucionalizado, traz a possibilidade para que todos se sintam iguais em relação à educação, e vem também em benefício do fortalecimento moral das classes financeiramente desfavorecidas, tentando amenizar as desigualdades sociais.
Assim, a partir das cotas, negros e indígenas poderão ser incluídos em universidades e ter acesso ao Ensino Superior.
O fato além de aumentar o percentual dessa camada social em cursos superiores traz, mesmo que inconscientemente, uma separação entre raças e necessidade de imposição de algumas autoridades perante uma sociedade ainda presa a um pensamento de superioridade racial.
Essa exclusividade obrigatória de reserva de vagas admite a necessidade de intervenções legais para o resgate de um grupo grande da sociedade que somente assim conseguirão estudar no nível universitário.
O perigo dessa situação, que demonstra mesmo que inocentemente cuidados especiais para com negros e índios, é de desqualificar a própria capacidade dessa parte da população.
Algumas pessoas que têm interesse nessa situação, se dizem apenas indenizadas, já que no passado seus ancestrais foram humilhados e massacrados.
O sistema de cotas é visto como uma atitude justa, incluindo em uma sociedade aqueles que foram privados de seus direitos, como por exemplo, o fato de antigamente os negros não poderem frequentar escolas e os índios que foram quase dizimados.
Conclui-se que mesmo com todo avanço científico-tecnológico, que há muito vem superando expectativas, foi comprovada a total igualdade orgânica e de capacidade moral e intelectual entre todas as raças.
O índice de negros e índios com vagas em universidades, deve sim aumentar, porém, se todos têm os mesmos direitos perante a lei, as mesmas condições de moralidade e intelectualidade, temos então a mesma capacidade de ter acesso a esses recursos públicos sem a necessidade de um sistema obrigatório.

Aluno: Laura Dominique
Escola: Estadual de Ensino Médio Dr. Hector Acosta
Série: 3º ano do Ensino Médio
Idade: 17 anos





PARABÉNS LAURA!!!!

Material realizado na escola  e publicado no Jornal a platéia, dia 12 de dezembro de 2012.

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