sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ação Integrada da Brigada Militar



Parceria que só enriquece as atividades na escola:


A Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hector Acosta é o educandário que estará recebendo, amanhã (23), as diversas oficinas do projeto Ação Integrada, desenvolvido pelo 2º Regimento de Polícia Montada-RPMon, da Brigada Militar, em Sant’Ana do Livramento.
Conforme informações repassadas pelo próprio comando, na pessoa do tenente-coronel Antonio Osmar da Silva, as atividades desta edição estão previstas para iniciar às 8h, na escola que fica localizada na rua Marechal Curado, no bairro Prado, a poucos metros da Avenida Saldanha da Gama.
O projeto Ação Integrada é desenvolvido em parceria com vários órgãos da cidade, e na oportunidade são desenvolvidas oficinas e palestras motivacionais, de prevenção, saúde e, principalmente, de segurança pública, com a presença de guarnições da Brigada Militar, PRF, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Notícia retirada do Jornal a Platéia em 22 de maio de 2013.

  As atividades iniciaram no dia 11 de abril e "Na oportunidade os alunos da E.E.E.M.Hector Acosta apresentação a peça teatral que abordou o tema discriminação  denominada de Calce os meus sapatos, de Clarice Lispector,  que menciona fatos como bullying e rótulos de taxativos que diminuem a autoestima da comunidade estudantil. Com mais esta ação, a Brigada Militar busca capacitar a sociedade e desenvolver a cidadania para um público de cerca de 1000 alunos e professores".

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Participação no JERGS 2013


    O Professor Luiz Carlos comunicou que nossos atletas estão prontos para representarem nossa escola e de fato começaram vencendo hoje a Escola Cyrino e Carlos Vidal, por isso já estamos na semifinal hehehhehehehehehhe..............................

   PARABÉNS AOS ALUNOS E PROFESSORES, CONTINUEM COM ESSE BELO TRABALHO
 
 
   SUCESSO!!!!!!!!!!!!
 

 

sábado, 18 de maio de 2013

Conselho Municipal e os direitos da Criança e do Adolescente


A escola participa ativamente de questões que mobilizam a sociedade e tornam nossa cidade encajada na luta contra a violência contra crianças e adolescentes.


Passeata realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Segundo Sergio Alves Levi, coordenador pela sociedade civil do Comitê Binacional de Enfrentamento à Violência Contra a Criança e o Adolescente, foi realizada uma passeata ontem (17), para marcar o dia 18 de maio. “Essa caminhada tem por objetivo chamar a atenção e conscientizar a população a favor das nossas crianças, que são vítimas de violência”, ressaltou ele. Foram distribuídos panfletos à comunidade, com informações da data e números de telefones para possíveis denúncias. O coordenador lembrou do Disque 100, que representa uma ligação simples e anônima, para quem não quer se identificar.
A caminha começou às 14h30, saiu do Parque Internacional, passando pelas ruas Dos Andradas e Rivadavia, em Livramento, e pelas ruas Agraciada, Paisandu e Sarandi, em Rivera, retornando ao Parque Internacional.
Hoje, dia 18, será realizada uma mateada no Parque Internacional, às 16h, para promover uma festa de encerramento das atividades alusivas à data. De acordo com Sergio, haverá diversas apresentações artísticas.
“A Escola Hector Acosta está engajada nesse projeto, pois juntos tentaremos acabar com essa violência, que acontece também e, principalmente, em nossa cidade. E assim tentar que os alunos entendam que é um caso muito sério”, Geovana Cantarelli, diretora da escola Hector Acosta.
“Já estávamos trabalhando na escola com intuito de alertar nossas crianças. Vamos dar seguimento por mais dois meses, para que os alunos fiquem atentos e por dentro do assunto”. Francilene Cezar Gonçalves , professora de ciências e matemática da Escola Municipal Roseli Nunes.
 
 

 
 
Reportagem retirada do Jornal a platéia dia 18 de maio de 2013.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Formatação do Relatório



Para formatação geral do Relatório utiliza-se as normas da ABNT: associação brasileira de normas técnicas


Recomenda-se para digitação a utilização de fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3 cm à esquerda e na parte superior, e de 2 cm à direita e na parte inferior.


Encontrei um blog com ótimas informações, vale a pena dar uma olhada: 

http://empresajrdomorione.blogspot.com.br/2013/01/a-abnt-associacao-brasileira-de-normas.html#!/2013/01/a-abnt-associacao-brasileira-de-normas.html  

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sobre a apresentação do Relatório


   No trabalho escrito o que foi apresentado no Projeto de Pesquisa precisa ser revisado e aplicado. Esse é o momento de aprofundar as pesquisas e registrar as reflexões e conclusões.
  Capa
  Folha de rosto
  Resumo
  Introdução:
   É a parte inicial do texto, abrindo o trabalho propriamente dito (a justificativa que por sua vez, deve descrever a importância do tema e o porquê de sua escolha).  É a defesa do projeto, a exposição dos interesses envolvidos. Deve constar o tema tratado, justificativa, problema de pesquisa, objetivos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
  Desenvolvimento
    No desenvolvimento ha o aprofundamento de toda pesquisa.
  Conclusão
   A conclusão retoma o tema, hipóteses, metodologia, dificuldades e resultados encontradas,  para que servirá o trabalho e que outros trabalhos poderão ser feitos a partir deste.
  Referências Bibliográficas
   Quais materiais serviram de suporte para minha pesquisa?
   Tais materiais devem ser variados para garantir a veracidade da pesquisa.
  Conforme o material utilizado, existe uma convenção para esse registro. Por exemplo, quando pesquiso num site é assim:

Portal Domínio Público. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 25 de jan. 2010.  (SOMENTE EXEMPLO DE COMO REGISTRAR)
  Um site riquíssimo no registro das referências bibliográficas e das citações é:

Esse vídeo também é fantástico para  aprendermos sobre paginação:



  Anexos
  É uma parte muito importante também, pois enriquece e demonstra os caminhos percorridos na elaboração do trabalho. Podem-se colocar imagens, questionários, entrevistas, etc.


  IMPORTANTÍSSIMO: use suas palavras para escrever e construir seu trabalho, o plágio ou cópia não são legais e não contribuem na sua aprendizagem.

 Amanhã a dica será de formatação, não perca.


ENEM 2013


     Abriram as inscrições para o ENEM 2013  
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO  

  Conforme divulgou o portal do MEC:  

 No primeiro dia de funcionamento da página criada na internet para prestar informações sobre as inscrições, o processo transcorreu normalmente. A afirmação foi feita pelo presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa. “O sistema está funcionando muito bem. Todos os testes foram feitos para que o estudante tenha tranquilidade nesse período de inscrição”, salientou.

As inscrições terminam às 23h59 do dia 27 deste mês. Costa ressaltou que os candidatos não podem perder os prazos de inscrição e pagamento da taxa, porque ambos não serão prorrogados. O pagamento de R$ 35 para participar do Enem deverá ser feito até o dia 29 de maio.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, no sábado, 26, e no domingo, 27, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

NOS PRÓXIMOS DIAS TEREMOS DICAS IMPORTANTES PARA APROVAÇÃO NO ENEM, FIQUE ATENTO!

domingo, 12 de maio de 2013

Cronograma Projeto de leitura


LER NUTRE A INTELIGÊNCIA.

TRAGA SEU MATERIAL E DESFRUTE.
TODA ESCOLA LENDO UM PERÍODO POR SEMANA.

 ACOMPANHE O CRONOGRAMA:  MAIO 
PERÍODOS/
DIAS
SEG.
TERÇA
QUART
QUINT
SEXTA


09






03


15



21



29







quarta-feira, 8 de maio de 2013

Palestra sobre empreendedorismo

Recentemente um grupo de alunos concluintes do Ensino Médio participou na própria escola de uma Palestra, realizada pelo Senhor Edson Luis Machado Linhares, representando o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rio Grande do Sul) sobre EMPREENDEDORISMO, que serviu de estimo a reflexão sobre o mercado de trabalho e o perfil do profissional na atualidade.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Podemos citar como características do empreendedor:
- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão

Importância
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
(Informações retiradas do site disponível em 08/05/13 http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empreendedorismo.htm
   Essas informações ajudam nossos jovens na escolha profissional num mercado tão amplo.
Você já pensou sobre seu perfil profissional?
Quais características de um empreendedor você pode melhorar?
Pense sobre essas questões e desfrute desse grande momento de sua vida.