domingo, 23 de dezembro de 2012

   O Natal chegando e as atividades relacionadas marcaram os trabalhos na escola, as crianças brilharam, comeram picolés e receberam a visita do papai Noel.
   Formamos um grande coral  e agradecemos pelo ano que está findando.







  

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cotas raciais e direitos humanos


Nossa aluna escreveu um belo texto e concorreu no Projeto reporter na escola, realizado ao longo do ano pelo jornal A platéia de Santana do Livramento  e o mesmo foi selecionado.
Parabéns a  equipe do jornal, pela iniciativa que estimula a escrita dos alunos na cidade.
Agora é torcer e votar pela seleção do melhor texto escrito ao longo do ano, pois o aluno vencedor receberá um prêmio.

Para votar ingresse no site do jornal a platéia:  http://www.jornalaplateia.com/

Aqui o belo texto:

Cotas raciais e direitos humanos
O sistema de cotas raciais para índios e negros reserva vagas em universidades públicas e tem por objetivo o bem comum para uma sociedade livre de preconceitos. Esse sistema, recentemente institucionalizado, traz a possibilidade para que todos se sintam iguais em relação à educação, e vem também em benefício do fortalecimento moral das classes financeiramente desfavorecidas, tentando amenizar as desigualdades sociais.
Assim, a partir das cotas, negros e indígenas poderão ser incluídos em universidades e ter acesso ao Ensino Superior.
O fato além de aumentar o percentual dessa camada social em cursos superiores traz, mesmo que inconscientemente, uma separação entre raças e necessidade de imposição de algumas autoridades perante uma sociedade ainda presa a um pensamento de superioridade racial.
Essa exclusividade obrigatória de reserva de vagas admite a necessidade de intervenções legais para o resgate de um grupo grande da sociedade que somente assim conseguirão estudar no nível universitário.
O perigo dessa situação, que demonstra mesmo que inocentemente cuidados especiais para com negros e índios, é de desqualificar a própria capacidade dessa parte da população.
Algumas pessoas que têm interesse nessa situação, se dizem apenas indenizadas, já que no passado seus ancestrais foram humilhados e massacrados.
O sistema de cotas é visto como uma atitude justa, incluindo em uma sociedade aqueles que foram privados de seus direitos, como por exemplo, o fato de antigamente os negros não poderem frequentar escolas e os índios que foram quase dizimados.
Conclui-se que mesmo com todo avanço científico-tecnológico, que há muito vem superando expectativas, foi comprovada a total igualdade orgânica e de capacidade moral e intelectual entre todas as raças.
O índice de negros e índios com vagas em universidades, deve sim aumentar, porém, se todos têm os mesmos direitos perante a lei, as mesmas condições de moralidade e intelectualidade, temos então a mesma capacidade de ter acesso a esses recursos públicos sem a necessidade de um sistema obrigatório.

Aluno: Laura Dominique
Escola: Estadual de Ensino Médio Dr. Hector Acosta
Série: 3º ano do Ensino Médio
Idade: 17 anos





PARABÉNS LAURA!!!!

Material realizado na escola  e publicado no Jornal a platéia, dia 12 de dezembro de 2012.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Visita em escolas da Serra

Alunos da escola Hector Acosta realizam visita em escolas da Serra
Os alunos do da 8ª série e do 1º ano da Escola Estadual Hector Acosta realizaram, durante os dias 28 e 29, uma viagem de integração e troca de experiências em algumas escolas da rede estadual de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os 33 alunos e os cinco professores optaram por realizar a viagem de encerramento do ano na Serra Gaúcha, com a finalidade de trocar experiências e vivências nas escolas visitadas, já que este foi um dos temas do Projeto Vivencial desenvolvido no Seminário Integrado.
Os alunos, além de um passeio pelos diversos pontos turísticos da Serra Gaúcha, puderam interagir com os demais estudantes das escolas visitadas, ampliando assim o conhecimento sócio-cultural. A visitação nas escolas foi acompanhada pelos assessores pedagógicos da 4ª CRE, Raquel Maggi e Gabriel Neves.
Os alunos foram acompanhados pela professora Ângela Guedes, da disciplina de Língua Portuguesa, idealizadora e coordenadora do projeto, e dos professores Carlos, Claudia e Daniela. A professora Ângela Guedes agradece à direção da escola e aos professores apoiadores, à 4ª CRE de Caxias do Sul e à 19ª CRE de Livramento pelo apoio dispensado.

Notícia publicada no Jornal A platéia – Santana do Livramento – 09 de dezembro de 2012.